terça-feira, 22 de março de 2016

Clareie

Tenho andado nua por aí. De mãos dadas comigo. Não que ninguém saiba, mas nem precisa ser de conhecimento público que tenho me sentido assim, unida, ao lado de mim. Não é algo que dê pra ver, mas alguns podem sentir.

Com olhos curiosos, acompanham meu corpo, parecem não saber o que tem aqui e tentam testemunhar, nem que por um fresta, minha pele exposta. Mas é só pra mim que, por vezes, revela-se. E só eu posso permitir seu reflexo para outro alguém.

Abraço-me, mas isso não impede que eu abra um espaço pra mais um entrar nesse laço comigo.
Entretanto, vejo que nem sempre o espaço que abrimos é preenchido por quem queiramos que estivesse lá.

E o processo de começar a estacar os lugares que vamos preservar das inundações do (a)mar dos outros exige decisão. Não é questão de querer apagar sua história, mas de respeitar a nossa. De lembrar daquela dor, daquele choro, daquela lição. Que nem sempre são pro outro o que pra gente foi.

Às vezes a gente tenta consertar em nosso coração as batidas que faltaram de um amor anterior. Mas evitemos estar presos à escuridão de remediações do passado. Deixemos o que não foi na nãosidão e permitamos um sorriso que diz sim para o futuro. Pra vida, pro outro, pra nós.

Por vezes nos fazemos presentes até debaixo d'água, mas também nos sequestramos dessa presença, não fazendo questão de estarmos lá. Essa desvontade afeta o outro, magoa, mas é como garoa fina: molha pouco e logo evapora. Como nossa estada nas águas de lá.

Também pode ocorrer de percebermos o amor por um incômodo. Quando o coração acelera de raiva. De insegurança. Mas esse pode não ser o tipo de amor que nós nos preparamos para viver em cada gesto de bondade, em cada delicadeza, em cada momento de acolhimento. É como um fungo que se apropria de nossas casas longe da luz e do calor. E podemos perder ou tomar o controle.

Fechemos os olhos juntos, então, para que os sonhos nus brilhem em um só.
Escolhamos para nossas vidas o que sabemos merecer.
Que escolhamos clarear.
Que clareie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário